Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2025

Golden Card e o Estado Neocameral

Imagem
Vivem os países do primeiro mundo certa histeria anti-imigrantes, histeria esta que vem a contagiar muitos intelectuais de mente fraca no terceiro mundo. A questão imigratória é uma chatice impar com a qual não quero perder meu tempo, mas há encontrei algo divertido e é sobre isso que pretendo tratar. Ao mesmo tempo em que põe para fora do país os imigrantes ilegais, Donald Trump idealizou algo que chamou golden card , uma forma de vender a cidadania americana pela módica quantia de cinco milhões de dólares.  Além de encontrar uma forma fácil de se fazer dinheiro, isso soa quase como uma blasfêmia contra a ideia de sangue e solo – pretérito dogma teopolítco que alicerça a ideia de nação – tal como fora ofensivo aos apologetas do ancien régime a venda de títulos nobiliárquicos. Tal medida já havia sido prefigurada na literatura cyberpunk: Bem-vindos! É meu prazer receber todas as pessoas de classe que visitam Hong Kong. Seja seriamente, a negócios, ou para lazer e diversão, sinta-...